CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Brasília, 31 de julho de 2020

Relatório Conjunto de Coordenação de Cursos de Graduação do ICS

Caras e Caros Estudantes de Ciências Sociais

A partir das reuniões das Coordenações de Graduação com Decanato de Graduação (DEG), que ocorrem há 6 (seis) semanas, transmitem esta mensagem para tentar sanar ou que parecem ser as principais perguntas sobre o período de execução de matrizes (que ocorre na próxima semana, de 03 de agosto a 10 de agosto), conforme essas orientações e abordar outras questões relacionadas ao semestre. Sempre que possível, será indicado o artigo da Resolução CEPE nº 0059/2020, divulgado esta semana e cuja leitura recomendamos fortemente. Ela está disponível neste link.

Antes de seguir para perguntas e orientações, chamar sua atenção, uma vez mais, para algumas providências importantes que você deve tomar e para um aspecto significativo do início do semestre letivo.

- Como já destacado na mensagem anterior, é fundamental que você se inscreva no SIGAA (para poder gerenciar sua vida acadêmica daqui em diante), ativar o seu e-mail @ aluno.unb.br (para acessar os aplicativos do pacote Office 365) e a plataforma Aprender 3 (para poder participar das disciplinas que serão oferecidas pelo meio desse ambiente). O Office 365 e o Moodle são duas das principais plataformas institucionais com as quais a Ópera da UnB e muito / como docentes implementam suas disciplinas por meio delas, naquele período excepcional de retomada das atividades de ensino 2020/1 em modo não presencial.

- Observe que no calendário de ajuste de oferta e matrícula, considere o semestre letivo permitido por um período de ambiente, previsto para ocorrer de 17/08 a 04/09/2020. Trata-se de um momento importante de diálogo, avaliação da readequação dos planos de ensino, testes de plataformas e estratégias adotadas para esse semestre excepcional. Proceder à renovação de contato com / como docentes de disciplinas em que vocês estão matriculados e atendem a contatos de tais docentes, ou das equipes de monitoria e tutoria, tocando em retomada do semestre.

SANANDO DÚVIDAS E OFERECENDO ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O PERÍODO DE AJUSTE E RETOMADA DE ATIVIDADES DE ENSINO EM MODO NÃO PRESENCIAL

* Se você é caloura / a, seja bem vinda / o! Em princípio, você não precisa fazer nada nesse período de ajustes. Uma matriz de calouras / os é de responsabilidade da SAA. Se você deseja permanecer cursando o semestre, não precisa executar nenhuma ação da sua parte neste momento.

* Se você estava matriculado / em disciplinas que não foram canceladas, não é necessário confirmar que deseja permanecer em nenhuma delas. Nenhum estudante está obrigado a participar do período de ajuste.

* Se você estava matriculado em alguma disciplina que já foi cancelado, não teve nenhuma ação da sua parte em relação a esta disciplina disciplinar, pois os / como estudantes serão automaticamente desmatricados / pela SAA. Você, porém, terá prioridade na matrícula em disciplinas novas e nos ajustes que serão necessários, e para os quais a Universidade tenha capacidade de atendimento.

* Se você é provável que esteja no período 2020/1, terá prioridade na matrícula em disciplinas novas e nos ajustes que usarem (em função de eventuais cancelamentos de disciplinas) para a integralização de créditos. Um SAA ainda não liberou uma lista dos provedores de formatação no SIGAA, mas, portanto, o que pode gerar proporções de ações para auxiliar-lo / caso alguma disciplina da sua classe tenha sido cancelada.

* Se você estiver habilitado pelo PPNE, também poderá ter acesso a matrículas em disciplinas novas e nos ajustes que serão permitidos (em função de eventuais cancelamentos de disciplinas).

* Você pode sim, se matricular em alguma disciplina nova que venha a ser ofertada, desde que haja vagas e cumpra os pré-requisitos.

* Você pode retirar disciplinas a qualquer momento até o último dia do período letivo, sem ter a necessidade de correr para fazer isso agora. Isso não afeta o seu Índice de rendimento acadêmico (IRA) e o registro de um número mínimo de créditos está suspenso. Quem solicitou a retirada de todas as disciplinas terá permissão para permitir o transeunte geral justificado pelo semestre. Tudo isso está disposto no art. 6º da Resolução CEPE 0059/2020.

* Se você está "em condição", não é necessário se preocupar com o número mínimo de créditos, cuja exigência está temporariamente suspensa, conforme disposto no art. 8º da Resolução CEPE 0059/2020.

* Algumas unidades acadêmicas readequaram como suas ofertas de disciplinas para esse período excepcional de atividades de ensino em modo não presencial em 2020/1. No caso do ICS, o ELA mantém uma oferta original ou o DAN cancela apenas um serviço de introdução à Antropologia (efetuando alguns ajustes entre / como docentes responsáveis ​​pelas disciplinas) e o SOL, infelizmente, precisa cancelar sete turmas (ISol Turma M ; Sociologia do Conflito; Técnicas de Pesquisa Turma A; Teoria Crítica da Sociedade; Tópicos Especiais 11; Tópicos Especiais 9 Turma A e Tópicos Especiais 8), mas oferece duas novas disciplinas (Pensamento Social no Brasil do Século XX e Sociologia da Globalização). As ofertas já estão disponíveis nos sites dos departamentos e disponíveis a partir do dia 03/08 no PORTAL PÚBLICO do SIGAA.

* Como solicitações de matrículas em novas disciplinas, serão feitas pelo formulário eletrônico que cria especialmente para isso e estão disponíveis somente a partir do dia 03/08 como 00h em Formulário de Matrícula 2020/1 - ICS .

* Você não pode, nesse período, fazer matrícula em novas disciplinas nem retirar disciplinas pelo SIGAA, pois este não está programado para tais ações fora do período. Assim, se você quiser matricular disciplinas de outras unidades, deve direcionar a nós, coordenações de curso do ICS, por meio do preenchimento do formulário indicado acima. As solicitações serão paulatinamente apreciadas e sistematizadas pelas restrições de habilitação, que serão encaminhadas para um SAA. Esta, por sua vez, se uma disciplina tiver vagas, realizará uma matrícula. Caso a disciplina não tenha vagas e não seja para o ICS, um SAA poderá encaminhar o processo para o departamento responsável pela oferta da disciplina, que se manifestará pelo adiamento ou não da matrícula. Assim, uma confirmação não é permitida no SIGAA.

* É importante destacar, entretanto, que você não pode refazer todo o seu horário, pois nesse período trata apenas um ajuste de semestre já iniciado e não um novo período de matrículas. Ele destina-se apenas a ajustar como matrizes / estudantes que tenham suas matrizes em disciplinas prejudicadas em funções de alterações nas ofertas de unidades acadêmicas - ou seja, cancelamento, criação ou alteração de / em disciplinas.

* As apresentações e defesas de trabalhos de conclusão de curso de graduação também ocorrem na modalidade não presencial, conforme disposto no art. 11º da Resolução CEPE nº 0059/2020. Sugerimos que você contate seu / seu orientador / para os encaminhamentos relacionados à composição da banca e ao agendamento da defesa.

* Se você precisar de algum tipo de ajuda, apoio ou universidade, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU), está realizando uma série de ações para promoção da saúde mental entre docentes e discentes. Para encontrar as opções, acesse este link. Entre as várias ações, está em Escuta virtual (Terapia Comunitária Integrativa), para toda a comunidade universitária e externa, que ocorre às segundas-feiras às 19h, às terças-feiras às 15h e às quintas-feiras às 19h.

Concluindo, esperamos esclarecer os principais pontos relacionados ao período de ajuste de ofertas e matrizes. Reforçar a importância de você seguir os prazos do cronograma de ajuste e as orientações aqui sugeridas, em especial em relação ao preenchimento do formulário - lembrando que não há garantia sobre novas oportunidades pretendidas e que não há possibilidade de manutenção de uma lista de espera para do sistema.

Caso tenha dúvidas persistentes, ou você tenha perguntas que não foram respondidas aqui, promova uma transmissão ao vivo na próxima segunda-feira, dia 03/08, às 10h30, que você poderá acessar por meio da página de fãs da DAN no facebook ou pelo canal da DAN no YouTube. Até lá!

Saudações cordiais.
Eduardo Dimitrov, Henyo Trindade Barretto Filho, Raphael Lana Seabra e Sayonara de Amorim Gonçalves Leal 
 
 
 

Guia para estudantes de graduação do ICS