Questões frequentes
Questões frequentes

Abaixo você encontrará questões comumente recebidas pela coordenação do PGSOL:

PROCESSO SELETIVO:
Quando ocorre a seleção para novos estudantes?

Mestrado
Para os candidatos residentes no Brasil as inscrições ocorrem regularmente nos meses de junho e julho, para inicio das aulas em março do ano seguinte. Os editais são publicados no mês de abril.

Doutorado
Para os candidatos residentes no Brasil as inscrições ocorrem regularmente nos meses agosto e setembro, para inicio das aulas em março do ano seguinte. Os editais são publicados no mês de abril.

Candidatos residentes no exterior (Mestrado e Doutorado):
Para os candidatos residentes no exterior as inscrições ocorrem regularmente nos mês de maior, para inicio das aulas em março do ano seguinte.
 
Candidatos residentes no exterior podem se candidatar na seleção para residentes no Brasil?
Sim. Desde que participem presencialmente de todas as etapas de seleção.

O programa fornece cartas de aceitação para candidatos ao Programa PEC-PG do Ministério das Relações Exteriores do Brasil?
Somente para candidatos que se submetam ao processo de seleção para não residentes nos prazos indicados no edital.
 
Como é o processo de seleção?
O processo de seleção e sua forma são definidos e regulados por edital publicado anualmente e podem sofrer alterações de um ano para outro. Normalmente são etapas da avaliação de residentes no Brasil, tanto para mestrado como para doutorado: prova de teoria sociológica, projeto de pesquisa e entrevista com a comissão de seleção.
Para não residentes as etapas são: projeto de pesquisa e análise do histórico de graduação e mestrado.

Quantas vagas são oferecidas anualmente?
Residentes no Brasil: o número de vagas é variável e depende da disponibilidade de orientadores e de bolsas.
Residentes no exterior: são oferecidas duas vagas para mestrado e duas para doutorado anualmente.
 
 
FUNCIONAMENTO DO CURSO

Quanto custa e quais são as taxas que devem ser pagas?
Os cursos de mestrado e doutorado são gratuitos e isentos de qualquer pagamento por parte dos estudantes.

Bolsas de Estudo:
O programa recebe anualmente um quantidade limitada de bolsas de estudo do CNPq e da CAPES que visam garantir a dedicação exclusiva de alunos de mestrado e doutorado ao programa. A distribuição das bolsa obedece a ordem de classificação processo seletivo.
Nos últimos anos todos os alunos que não possuem atividades profissionais remuneradas durante o curso foram contemplados com bolsas de estudo.

Valores das bolsas:
Atualmente o valor da Bolsa de Mestrado é de R$ 1.500,00 e de Doutorado R$ 2.200,00
 
Idioma dos cursos:
Todas as aulas são ministradas em português. A bibliografia dos cursos abrange textos em português, inglês, francês e espanhol.
 
Professores Orientadores:
Cada professor do programa pode orientar até 8 alunos de mestrado e doutorado somados.
Cabe ao aluno a escolha do orientados após seu ingresso no curso.
Não é necessário contato prévio ou durante o processo seletivo com possíveis professores .
 
Como se organiza o Curso de Mestrado?
O curso se organiza por meio de aulas presenciais, atividades extracurriculares e de pesquisa.

Duração: máxima de 24 meses.

Organização didática: Os estudantes de mestrado precisam concluir 6 cursos de 60 horas ao longo do primeiro ano. São 3 cursos obrigatórios (Teoria Sociológica Clássica, Teoria Sociológica Contemporânea e Métodos e Técnicas de Pesquisa) e três cursos optativos a serem escolhidos pelo estante e seu orientador.

Orientação: todos os estudantes devem escolher um orientador para sua dissertação de mestrado até o final do primeiro semestre letivo.

Dissertação: para completar o mestrado é necessária a defesa pública de uma dissertação de mestrado que possua entre 100 e 120 páginas (espaço 1,5) ao final do curso.

Atividades extra-curriculares: todos os alunos de mestrado são obrigado a participar de atividades como defesas de tese, palestras e seminários durante o primeiro ano do curso. Essas atividades são computadas como créditos de duas disciplinas não presenciais.

Como se organiza o doutorado:
O curso se organiza por meio de aulas presenciais, atividades extracurriculares e de pesquisa.
 
Duração: máxima de 48 meses.

Organização didática: Os estudantes de doutorado precisam concluir 6 cursos ao longo do primeiro ano. São 3 cursos obrigatórios (Teorias Sociológicas, Metodologia e Prática docente) e três cursos optativos a serem escolhidos pelo estante e seu orientador.

Orientação: todos os estudantes devem escolher um orientador para sua tese até o final do primeiro semestre letivo.

Tese: para completar o mestrado é necessária a defesa pública de uma tese que revele contribuições inéditas do autor ao campo da sociologia.

Atividades extra-curriculares: todos os alunos de doutorado são obrigados a participar de atividades como defesas de tese, palestras e seminários durante o primeiro ano do curso. Essas atividades são computadas como créditos de duas disciplinas não presenciais.
 
Professores:
Todos os professores do programa possuem doutorado e estão habilitados para orientar estudantes de mestrado. Para orientação de doutorado os professores precisam cumprir critérios específicos estabelecidos pela UnB. Atualmente a maioria dos professores está habilitada a orientador doutorandos.
 
Linhas de Pesquisa:
O programa está dividido em sete linhas de pesquisa que se relacionam com as áreas de investigação efetivamente exploradas por seu quadro docente.
Somente são aceitos na seleção projetos de tese e dissertação que tenham relação direta com essas linhas de pesquisa.
As linhas orientam também a oferta anual de disciplinas optativas.

INFRAESTRUTURA DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

Laboratórios: o programa possui 5 laboratórios de pesquisa exclusivos para seus estudantes equipados com salas de reunião e equipamentos de informática.

Financiamento de Pesquisas: a UnB oferece anualmente, por meio de edital, recursos para realização de trabalho de campo para alunos de doutorado e mestrado. O Programa de Pós-graduação em Sociologia também apoia as pesquisas de seus estudantes, por meio de recursos próprios.

Participação em Congressos e Eventos: a UnB oferece anualmente, por meio de edital, recursos para participação em 1 evento nacional e 1 evento internacional para alunos de doutorado e mestrado.
Moradia: a UnB possui residências especiais para alunos de pós-graduação. Devido ao crescimento do número de alunos nos últimos anos a fila de espera para esta residência não permite que todos os alunos sejam atendidos.

Biblioteca: a biblioteca central da UnB funciona 7 dias por semana para garantir a continuidade das pesquisas de professores e estudantes.

Restaurante: a universidade possui restaurante que provês refeições a preços subsidiados para estudantes.

ESTUDANTES VISITANTES:
O programa recebe gratuitamente, por prazos limitados, estudantes de mestrado e doutorado de instituições nacionais e internacionais interessados em conduzir pesquisa junto aos Grupos de Pesquisa liderados por seus professores. Os estudantes são registrado na UnB como Pesquisadores Colaboradores Junior e têm acesso a todos os serviços oferecidos pela universidade.
Os estudantes visitantes devem procurar primeiramente um dos professores ou professoras do programa. São os professores que encaminham os pedidos de registro à Comissão de Pós-graduação e ao Instituto de Ciências Sociais para aprovação.
 
PÓS-DOUTORADO:
O programa recebe pesquisadores em regime de fluxo contínuo para realização de estágio pós-doutoral junto a grupo de pesquisa sediado no departamento.
Pesquisadores interessados em realizar pós-doutorado , com ou sem bolsa, devem procurar um professor do programa e apresentar sua proposta de pesquisa. Após a aceitação do professor tutor a proposta de pesquisa e atuação deve ser submetida a Comissão de Pós-Graduação para parecer e aprovação. Pós-Doutorandos serão registrados na UnB como Pesquisadores Colaboradores Sênior e terão acesso gratuito a todos os serviços da universidade.
rodape