Prêmios
2013 - Tese de Doutorado "O planejamento governamental como discurso: tensões entre política e técnica (1930-2003)", de Bruno Moretti recebeu menção honrosa no Premio ANPOCS de Teses e Dissertações.
2012 – Tese de Doutorado “Brasília e a invenção da arquitetura-arte - transformações estéticas na noção espacial da obra de arte”  de Márcio Takeo Sobral Hagihara recebeu menção honrosa no Premio CAPES de Tese.
2012 – O Doutorando Pedro H. Souza recebeu o premio “O Brasil que sai do Censo” no Concurso ANPOCS/Fundação Ford.
2012 - O professor Marcelo Medeiros e doutorando Pedro Souza recebera o0 XVII Prêmio Tesouro Nacional,Tema economia e contabilidade do setor publico, 3o. lugar, Tesouro Nacional.
2012 – O professor Marcelo Medeiros recebeu o Fred L. Soper Award for Excelence in Public Health, PAHEF - PAHO (Organização Mundial de Saúde).
2010 - Tese de Doutorado de Elder Maria Alves ¨A ECONOMIA SIMBÓLICA DA CULTURA POPULAR SERTANEJO-NORDESTINA¨ recebeu o  Prêmio de Pesquisa em Cultura - Políticas Públicas de Cultura do Ministério da Educação.
2009 – Tese de Doutorado de  Roniere Amaral “Milagre Político: catolicismo da libertação” recebeu menção honrosa no Premio CAPES de Teses de Doutorado.
2009  - Tese de Doutorado de Sales Augusto do Santos “Movimentos Negros, Educação e Ações Afirmativas” recebeu  o Martin Diskin Dissertation Award - Melhor tese de doutorado do XXVIII International Congress - Latin American Studies Association (LASA), The Latin American Studies Association (LASA)/Oxfam America.
2007 -  O livro “José Genoíno - escolhas políticas” da professora Maria Francisca Coelho foi agraciado com o Prêmio Literário Fundação Biblioteca Naciona
2006 - O livro "Livro dos Naufrágios, Ensaio sobre a história trágico-marítima" da Pesquisadora Associada Maria Angélica Madeira recebeu o prêmio da ANPOCS para melhor obra científica.
2005 - recebeu o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) pela contribuição prestada ao desenvolvimento dessa ciência no Brasil.
2005 – O livro "Livro dos Naufrágios, Ensaio sobre a história trágico-marítima" da Pesquisadora Associada Maria Angélica Madeira também foi premiada com o Prêmio Sergio Buarque de Holanda para Ensaio Social pela Biblioteca Nacional.
2004 – A tese  "O Que Faz os Ricos ricos: um estudo sobre fatores que determinam a riqueza” do professor Marcelo Medeiros recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado.
2002 - A Professora  Ana Maria Fernandes foi condecorada como Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Acadêmico, pelo Presidente da República.
2001 O doutorando Gilberto Lacerda foi premiado com título Jovem Cientistas pelo CNPq.
2001 - A Professora Emérita Vilma Figueiredo , recebeu a medalha Mérito-Acadêmico, nos 50 anos da CAPES.
2000 – O doutorando  e atual professor Marcelo Medeiros recebeu o primeiro lugar nacional do Prêmio Luís Eduardo Magalhães, do Instituto Tancredo Neves, Senado Federal.
1999 – A tese de Doutorado "O rebelde esquecido - tempo, vida e obra de Manoel Bonfim" de  Ronaldo Conde Aguiar recebeu o prêmio da ANPOCS de melhor tese.
1994 Menção Honrosa no 2º Concurso Mundial de Jovens Sociólogos, como um dos três "Winning Essays" escritos em língua portuguesa, International Sociological Association - ISA.
1988 – O Professor Michelangelo Trigueiro recebeu o  Primeiro Lugar no Prêmio SOBER para dissertações de mestrado, Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural.
1988 - O Professor Michelangelo Trigueiro recebeu Menção Honrosa na categoria dissertação de mestrado, Associação Nacional de pós-graduação em Ciências Sociais.
1988 -   A tese de Doutorado “The Scientific Community and the State in Brazil (The Brazilian Society for the Advancement of Science , 1948-1980” da professora Ana Maria Fernandes recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais. da ANPOCS.